Pelo quarto ano consecutivo, a consultoria internacional J.D Power divulga os resultados da pesquisa “VOSS Brasil 2014 – Vehicle Ownership Satisfaction Study“, realizada por 9.000 consumidores brasileiros que avaliaram a experiência durante o processo de compra do veículo novo e até 36 meses após a aquisição. Nessa edição do estudo, a Hyundai foi eleita como a empresa com o maior índice de satisfação entre os proprietários de veículos novos no Brasil. A marca recebeu a melhor pontuação: 788, em uma escala de 0 a 1.000. O segundo lugar do ranking ficou com a Toyota, com 783 pontos.

Estudo da consultoria J.D Power aponta até mesmo o falecido Gol G4 como os carros mais bem avaliados
Além das marcas, 85 veículos foram avaliados, segundo quatro critérios: custo de propriedade do veículo, o que inclui consumo de combustível, seguro e manutenção/conserto (42%); experiência pós-venda (23%); design e desempenho do veículo, o que inclui conforto e recursos (19%); além de qualidade/confiabilidade do veículo (16%). “Esses critérios têm pesos diferentes dependendo do país. No Brasil, o custo-benefício é o mais importante, mas não é assim no Canadá, por exemplo”, comenta Jon Sederstrom, diretor nacional da J.D. Power do Brasil.
Levando esses critérios em consideração, no segmento de subcompactos, o carro melhor avaliado, acredite ou não, foi o aposentado Gol G4. “Ele alcançou uma pontuação alta no quesito custo de propriedade e confiabilidade do veículo”, explica Sederstrom. Estavam contidos nessa categoria carros como Fiat Uno, Fiat Palio Fire, Chevrolet Celta, a geração anterior do Ford Ka, Renault Clio.
Já na categoria hatch compacto de entrada, o mais bem posicionado foi Hyundai HB20. “Chevrolet Onix também aparece bem nessa pequisa. Desde que começamos a fazer essa pesquisa no Brasil, houve uma grande mudança de percepção do consumidor, que passou a desejar carros mais completos e HB20 e Onix se tornaram as maiores representantes dessa mudança”, conta Sederstrom.
No andar de cima, no grupo que reúne o que a consultoria chama de hatches compactos superiores, o carro mais bem cotado pelo consumidor foi o Ford New Fiesta. Jã no segmento de sedãs compactos de entrada, o modelo mais bem posiconado foi o Renault Logan.
Segundo o estudo, em 2014, o índice médio de satisfação geral foi de 731 pontos, apresentando uma pequena queda em relação a 2013, que foi de 733. A pontuação é menor do que aqueles obtidos nos outros mercados, onde a J.D. Power realiza o estudo VOSS, a exemplo da Alemanha (788) e do Reino Unido (772).
Segundo diretor nacional da consultoria, o índice de satisfação no Brasil deixa a desejar em um quesito importante como atendimento pós-venda, o que inclui tempo de espera do cliente, entrega do veículo no prazo prometido e tempo de preparo da documentação. “O mercado automobilístico brasileiro vive um momento difícil. As montadoras e as concessionárias deveriam se esforçar para diversificar ainda mais suas receitas e lucros, com a ampliação de suas atividades de atendimento pós-vendas, a fim de manter a rentabilidade, em um mercado desacelerado de veículos novos”, explicou o porta-voz da consultoria.
Segundo ele, no Brasil o número de problemas verificado nos carros novos após a compra é bem maior do que em países como Alemanha e Reino Unido e isso interfere no nível d satisfação. “São defeitos de fábrica combinado à falta de informações a respeito do uso adequado dos recursos, o que resulta em desgastes desnecessários”.
Fonte: Auto Esporte