OS BEM AVALIADOS NO BRASIL

Hyundai é a marca com maior índice de satisfação entre os brasileiros

Hyundai é a marca com maior índice de satisfação entre os brasileiros

Pelo quarto ano consecutivo, a consultoria internacional J.D Power divulga os resultados da pesquisa “VOSS Brasil 2014 – Vehicle Ownership Satisfaction Study, realizada por 9.000 consumidores brasileiros que avaliaram  a experiência durante o processo de compra do veículo novo e até 36 meses após a aquisição. Nessa edição do estudo, a Hyundai foi eleita como a empresa com o maior índice de satisfação entre os proprietários de veículos novos no Brasil.  A marca recebeu a melhor pontuação: 788, em uma escala de 0 a 1.000. O segundo lugar do ranking ficou com a Toyota, com 783 pontos.

Estudo da consultoria J.D Power aponta Hyundai HB20, Ford New Fiesta, Renault Logan e até mesmo o falecido Gol G4 como os carros mais bem avaliados pelo consumidor brasileiro

Estudo da consultoria J.D Power aponta até mesmo o falecido Gol G4 como os carros mais bem avaliados

Além das marcas, 85 veículos foram avaliados, segundo quatro critérios: custo de propriedade do veículo, o que inclui consumo de combustível, seguro e manutenção/conserto (42%); experiência pós-venda (23%); design e desempenho do veículo, o que inclui conforto e recursos (19%); além de qualidade/confiabilidade do veículo (16%). “Esses critérios têm pesos diferentes dependendo do país. No Brasil, o custo-benefício é o mais importante, mas não é assim no Canadá, por exemplo”, comenta Jon Sederstrom, diretor nacional da J.D. Power do Brasil.

Levando esses critérios em consideração, no segmento de subcompactos, o carro melhor avaliado, acredite ou não, foi o aposentado Gol G4. “Ele alcançou uma pontuação alta no quesito custo de propriedade e confiabilidade do veículo”, explica Sederstrom. Estavam contidos nessa categoria carros como Fiat Uno, Fiat Palio Fire, Chevrolet Celta, a geração anterior do Ford Ka, Renault Clio.

Já na categoria hatch compacto de entrada, o mais bem posicionado foi Hyundai HB20. “Chevrolet Onix também aparece bem nessa pequisa. Desde que começamos a fazer essa pesquisa no Brasil, houve uma grande mudança de percepção do consumidor, que passou a desejar carros mais completos e HB20 e Onix se tornaram as maiores representantes dessa mudança”, conta Sederstrom.

News Fiesta lidera no grupo que reúne os hatches compactos superiores

News Fiesta lidera no grupo que reúne os hatches compactos superiores

No andar de cima, no grupo que reúne o que a consultoria chama de hatches compactos superiores, o carro mais bem cotado pelo consumidor foi o Ford New Fiesta. Jã no segmento de sedãs compactos de entrada, o modelo mais bem posiconado foi o Renault Logan.

Segundo o estudo, em 2014, o índice médio de satisfação geral foi de 731 pontos, apresentando uma pequena queda em relação a 2013, que foi de 733. A pontuação é menor do que aqueles obtidos nos outros mercados, onde a J.D. Power realiza o estudo VOSS, a exemplo da Alemanha (788) e do Reino Unido (772).

Segundo diretor nacional da consultoria, o índice de satisfação no Brasil deixa a desejar em um quesito importante como atendimento pós-venda, o que inclui tempo de espera do cliente, entrega do veículo no prazo prometido e tempo de preparo da documentação. “O mercado automobilístico brasileiro vive um momento difícil. As montadoras e as concessionárias deveriam se esforçar para diversificar ainda mais suas receitas e lucros, com a ampliação de suas atividades de atendimento pós-vendas, a fim de manter a rentabilidade, em um mercado desacelerado de veículos novos”, explicou o porta-voz da consultoria.

Segundo ele, no Brasil o número de problemas verificado nos carros novos após a compra é bem maior do que em países como Alemanha e Reino Unido e isso interfere no nível d satisfação. “São defeitos de fábrica combinado à falta de informações a respeito do uso adequado dos recursos, o que resulta em desgastes desnecessários”.

Fonte: Auto Esporte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s