ELES GOSTAM DE SUPERMERCADOS

Homens são responsáveis por um terço das compras em supermercados

Homens são responsáveis por um terço das compras 

A sociedade mudou, e o papel de cada um nela também. Foi-se o tempo em que as mulheres ficavam em casa e cuidavam do lar e dos filhos, enquanto eles, provedores, saíam para ganhar o sustento da família. E, toda essa mudança, fez também com que alguns mitos fossem derrubados: homens não cozinham, homens não cuidam de filhos, homens não suportam fazer compras em supermercados…

homens-e1345816079542Uma pesquisa realizada pela consultoria Toolbox, entre fevereiro e março deste ano, pela internet, mostra que é preciso mudar conceitos para atingir o público masculino, já que um terço das compras em supermercados no Brasil é feito por homens — mais do que dobro do índice de 1985 —, 70% participam das decisões de consumo, e 84% dizem que não são fiéis a marcas.

Casado e com um filho, o personal trainer Wladimir Luna, de 36 anos, costuma fazer as compras pois seu horário é flexível: seu trabalho se concentra pela manhã e à noite, deixando a tarde livre para reabastecer a despensa. O perfil de Luna vai ao encontro ao de 32% dos homens que participaram da pesquisa, que não trabalham em expediente tradicional ou em home office, o que facilita a divisão das tarefas domésticas. “Vemos o que está faltando em casa e venho toda semana, para comprar produtos mais frescos. Acho importante me envolver com a rotina da minha casa, e cada vez mais homens pensam assim. Até já vejo alguns produtos mais práticos, voltados para o público masculino”, conta.

Segundo a pesquisa da Toolbox, apenas 12% dos homens não gostam da tarefa de ir ao supermercado e 65% são cuidadosos com o que compram, verificam as embalagens. Além disso, são mais objetivos, focados. O estudo diz que 83% dos homens compram apenas o que estava planejado e 18% não passam em corredores onde não existem produtos que pretendem comprar.

homem de pijama no supermercadoO universo dos compradores masculinos em supermercados é composto, principalmente, por homens casados e com filhos(66%). Já os solteiros representam 26%; os divorciados, 7%; e os viúvos, 1%. Entre os solteiros, a maioria (58%) é dependente e ainda mora com os pais. Os que vivem sozinhos são 29%, e os que dividem moradia e contas, 13%.

O aumento da presença dos homens nas gôndolas proporcionou também um crescimento de lançamentos de linhas específicas da indústria voltado para este público cresceu, e hoje representa 37% das categorias de higiene pessoal consumidas por eles. Não à toa, já que 76% são adeptos das versões for men presentes no mercado. E 44% deles gostariam de encontrar mercadorias, além dos de higiene pessoal, pensadas especificamente para eles, como alimentos funcionais.

Fonte: Correio Braziliense

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s