O IMPERADOR NERO

Alexandre Nero estreia como protagonista na nova novela das nove, "Império"

Alexandre Nero estreia como protagonista na nova novela das nove, “Império”

A primeira vez que Alexandre Nero viu seu nome sendo citado como protagonista da nova novela de Aguinaldo Silva, com quem trabalhou como coadjuvante em “Fina Estampa”, há três anos, foi na internet, logo que começou a fazer “Além do Horizonte”, no final do ano passado. “Eu soube por boatos e fiquei muito curioso com isso”, conta ele, que só teve a confirmação quando foi perguntar diretamente ao diretor da produção, Rogério Gomes. “Eu não estava acreditando. Falei: ‘isso é mentira’. Mas eu estava torcendo, eu estava muito seguro daquilo. Eu falei: ‘Esse personagem tem que ser meu’”, conta o ator, que, na novela que estreia hoje (21) substituindo “Em Família”, vive José Alfredo, o primeiro protagonista do ator, após seis anos de TV Globo. A expectativa é alta em todos os setores envolvidos.

Nero tem parceria com Lília Cabral desde o primeiro trabalho

Nero tem parceria com Lília Cabral desde o primeiro trabalho

Desde que começou na TV, em 2008, Alexandre Nero, 44 anos, acumula vários personagens marcantes, mas nenhum com grande proporção na trama. O primeiro foi o verdureiro Vanderlei em ‘A Favorita’, que conquistou o público ao defender a sofrida Catarina, personagem de Lília Cabral, mas cujo nome nem aparecia nos créditos. O reencontro com a atriz veio três anos, quando deu vida a Baltazar, de “Fina Estampa”, na qual ela era a protagonista e ele o motorista da vilã vivida por Christiane Torloni. Apesar de não ter uma história própria, o personagem foi um estouro e o triângulo volta a se encontrar, agora na linha frente. Em “Império”, Lília é Maria Marta, ex-mulher de Alfredo, com quem tem grandes embates.“Eu estou de certa maneira acompanhando o crescimento de um grande ator, e eu espero que eu possa contribuir também e no meu humilde lugar que a gente cresça juntos”, contou a atriz Lília Cabral, em entrevista ao “Fantástico”.

Em “Império”, Alexandre Nero entra em cartaz no horário nobre bem diferente do mau-caráter que viveu em “Além do horizonte”, novela das sete da Globo que terminou em 2 de maio e que precisou perdê-lo – o personagem morreu afundado em uma areia movediça – para que o ator renascesse no novo trabalho. Na pele de José Alfredo, o Comendador, ele mostrará uma nova faceta na TV, com direito a uma roupagem bem distante da sua realidade. O personagem é um homem de 50 anos, de origem humilde,que constrói seu império após uma frustração amorosa. Nero passou por um processo de caracterização e construção que o tornaram uma espécie de “poderoso chefão brasileiro”.

Mesmo tendo de emendar um trabalho no outro, ele afirma que conseguiu ter o tempo necessário para lapidar essa pedra bruta que é José Alfredo. O personagem é um pai de família, multimilionário, que construiu seu império por meios ilícitos. “Ele consegue com o poder muitas coisas que não tinha. O pensamento do José Alfredo é muito simples. Ele dá valor ao dinheiro porque as pessoas dão”, adiantou Nero, em entrevista aos Diários Associados. “Ser protagonista não era algo que eu almejava. Não vejo com esse peso todo. Hoje, uma novela é bem diferente do que era antigamente. Sou o protagonista porque a novela se chama ‘Império’ e traz a história de uma rede de lojas ‘Império’. A partir daí, as histórias começam a se desenrolar. Essa coisa de ser protagonista não é roubar a cena. Muitas vezes, o protagonista é o que menos faz gol. Ele está ali mais para jogar no meio-campo, passando a bola para quem vai fazer o gol”, avaliou.

O Comendador tem três filhos, frutos do casamento com Maria Marta (Lília Cabral): José Pedro (Caio Blat), Maria Clara (Andreia Horta) e João Lucas (Daniel Rocha). Logo depois ele descobrirá que do grande amor que viveu na juventude teve mais uma herdeira, Cristina (Leandra Leal). para se transformar em um homem mais velho, utilizou alguns truques, que ele prefere não revelar. “Tem um branco a mais no cabelo, um peso que o personagem carrega nas costas, e a maneira como ele anda. Tenho de tomar cuidado porque isso foi bastante pensado pela nossa equipe. Como a gente iria fazer esse cara, que é pai dessas pessoas com tais idades? Primeiro, é necessário lembrar que eu não sou criança. Tenho 44 anos e esse personagem tem 50 anos. A diferença é muito pequena”, observou ele, que é bem diferente do personagem. Afinal, por ser artista, tem aparência jovial, o corpo tatuado. Por outro lado, o ator nega o rótulo de galã recebido pelo sucesso que faz com o público feminino – estigma que pegou fortemente durante a novela “Salve Jorge”, de 2012, em que fez par romântico com Giovanna Antonelli. “Eu sou galã de bairro. Claro que não sou galã, gente. Galã é o Cauã Reymond. Eu do lado do Cauã me sinto um pobre coitado”, brincou Nero, em entrevista ao site oficial da trama de Aguinaldo Silva.

Também músico, Chay Suede vive o personagem na primeira fase

Também músico, Chay Suede vive o personagem na primeira fase

Música- Apesar do sucesso relativamente recente, Alexandre já tem estrada no mundo artístico. Além de quase 20 anos de teatro, ele também é músico. “Eu sempre fiquei oscilando entre as coisas. Às vezes eu estava só no teatro, às vezes, só na música. Mas, a maioria das vezes na minha vida inteira, foi na música. Agora, sem dúvida, o ator está mais presente”, conta ele, que vai gravar com o também ator-cantor Chay Suede uma música composta por eles. “Foi uma música que eu compus durante a novela e mostrei para ele no camarim e ele adorou. Falou: ‘vamos gravar isso, vamos tocar. Adorei essa música’. Ele botou maior fé”, diz Suede, que interpreta o mesmo personagem na juventude.

Deixe um comentário

