AMIGOS E NEGÓCIO

Nesse Dia do Amigo, uma amostra de que a amizade não atrapalha no sucesso da sociedade

Nesse Dia do Amigo, uma amostra de que a amizade não atrapalha no sucesso da sociedade

Todo mundo já ouviu aquele ditado que diz: “amigos, amigos; negócios à parte”. A máxima sugere a ideia de que amizade não deve se misturar com questões financeiras, da mesma forma que há a interpretação de que, em amizade, não se deve querer levar nenhum tipo de vantagem. Por outro lado, a versão mais fria da expressão cai por terra quando vemos casos de sucesso em que uma amizade sólida dá início a um negócio lucrativo. Neste Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho, citamos alguns exemplos dessa dobradinha de sucesso.

 

Lucas Espíndola e Fábio Bindes

Lucas Espíndola e Fábio Bindes

Lucas Espíndola e Fábio Bindes, amigos desde os dez anos de idade, estudaram juntos no mesmo colégio, da quarta série até o final do ensino médio. Ao longo do tempo a amizade se fortaleceu. Durante a faculdade de administração, nasceu o desejo de criar algo novo e gerir seu próprio negócio. Foi assim que surgiu a rede Sushiloko, uma empresa com desafio de criar um novo conceito de comida japonesa. Em apenas seis anos, a marca soma 34 lojas construídas no Brasil e planeja abrir mais 14 ainda este ano. “Vimos a oportunidade de abrir algo em comida japonesa que não fosse um restaurante tradicional, com buffet e à la carte, ou temakeria. Criamos um conceito intermediário, com um visual moderno, preços agressivos, focados nos combos individuais, além de uma marca bem despojada, que está alinhado com nosso público-alvo, pessoas entre 15 e 35 anos”, afirma Fábio.

Nicolas Fujitmoto e Milton Santos

Nicolas Fujitmoto e Milton Santos

Duoo, Due, dois

Nicolas Fujimoto e Milton Santos se conhecem há tanto tempo que nem se lembram desde quando, mas há sete anos se aproximaram mais e viraram amigos de verdade. Então, há dois começaram a trabalhar juntos em uma sociedade, que deu origem ao Restaurante Duoo, de gastronomia funcional. Apesar da casa estar funcionando há apenas três meses, os sócios trabalharam por meses no projeto, na pesquisa, na folha de ponto e na reforma do espaço. Nicolas conta que nunca teve problemas com sociedade. Para ele, o que gera problemas, de fato, é quando o negócio não dá certo, independentemente das relações afetivas. “Além da amizade, temos uma relação profissional que facilita muito”, declara.

A ideia de fazer um restaurante com essa proposta surgiu depois de uma viagem de Nicolas a São Paulo. Ele fez o curso da conceituada nutricionista Lidiane Barbosa, de gastronomia funcional. A proposta inicial era de que a especialista ajudasse na elaboração de sobremesas funcionais mas, conversando a fundo, os dois tiveram mais ideias e ampliaram para o cardápio inteiro. Nicolas, então, retornou a Brasília e propôs a Milton de mudar todo o cardápio do restaurante, no que foi aceito imediatamente. Lidiane acabou virando consultora do Duoo e hoje é amiga pessoal dos sócios.

Ivan e Raoni Castro

Ivan e Raoni Castro

Primos, Ivan e Raoni Castro decidiram abrir em Brasília, há pouco mais de um ano, a primeira bruschetteria da capital. Seguindo as tendências de Veneza, Nova York e Rio de Janeiro, como uma homenagem a essa famosa, criativa e versátil entrada, a bruschetta, é muito apreciada pelos italianos e em todo mundo e hoje pode ser degustada diariamente no Due Trattoria e Bruschetteria, localizado na 409 norte. O nome Due, que significa dois em italiano, é uma referência à dupla personalidade da casa, que ao mesmo tempo é trattoria, isto é, um restaurante onde se faz uma refeição à italiana completa, com vinhos, salada, entrada, prato principal e sobremesa, e também uma bruschetteria, algo como um gastrobar, onde são servidos drinques, vinhos e cervejas especiais, petiscos mais elaborados e também versões reduzidas dos pratos. “Crescemos juntos e resolvemos entrar juntos no ramo da gastronomia com esse empreendimento”, explica Ivan, que é mais voltado para a parte administrativa do negócio, enquanto o primo Raoni é definido como a “alma criativa da casa”, compondo os cardápios juntamente com os chefs. “É uma parceria que tem tudo para dar certo, porque cada um tem uma área bem definida de atuação”

Rafael Montenegro e Marcus Pedrosa

Rafael Montenegro e Marcus Pedrosa

Os amigos e hoje sócios do Jardins Restaurante & lounge, Rafael Montenegro e Marcus Pedrosa, se conheceram aos dez anos de idade, em 1996. “Tivemos afinidade desde o início e logo nos tornamos grandes amigos. De lá pra cá, nossa convivência foi muito grande nesses anos. Hoje, nos consideramos como irmãos”, afirma Rafael. No final de 2013, a dupla pensava em fazer algo juntos. “O Marcus já estava no ramo da alimentação e sempre discutíamos ideias novas e alguns projetos. Queríamos algo diferente e inovador e foi aí que tivemos a ideia de montar um restaurante localizado no SAAN, uma área em forte expansão que não abrigava um empreendimento desta natureza”, explica. Os amigos se uniram e hoje comandam o badalado espaço, que funciona com serviço de almoço executivo e happy hour para trabalhadores das diversas empresas instaladas no local, mas também atua como um agradável ambiente para jantares românticos. Aos finais de semana, também é uma excelente opção para encontros familiares. “Estamos muito felizes. Essa sociedade nos uniu mais ainda”, diz o amigo Marcus.

A dupla sertaneja Henrique e Ruan

A dupla sertaneja Henrique e Ruan

União musical

Um das grandes apostas da música sertaneja atual dentro e fora da Capital Federal, Henrique e Ruan se chamam de “irmãos de vida”. Embora não tenham parentesco, a amizade vem de muitos anos, quando Henrique trabalhava em uma locadora da qual Ruan era cliente. Ao se conheceram, reconheceram o talento entre si e passaram a ensaiar juntos. Juntos há 16 anos, Henrique e Ruan tem a agenda cheia e lotam casas de shows por onde passam. Depois de abrir show de Zezé Di Camargo e Luciano, para 200 mil pessoas, já viajaram pelo Brasil e lançaram o 10º CD da carreira. “Ainda sonhamos com a fama nacional, mas sabemos o que queremos e que isso demora porque não vamos entrar em nenhuma onda de misturar ritmos para agradar o mercado”, observa Ruan.

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