MORRE JOÃO UBALDO RIBEIRO

ubaldoO escritor João Ubaldo Ribeiro morreu nesta sexta-feira (18), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Entre suas obras, destacam-se livros como “Sargento Getúlio” e “O Sorriso do Lagarto”, este último adaptado para a tevê na década de 90. A causa da morte foi uma embolia pulmonar.

bento-ribeiro-e-o-humorista-mais-bonito-da-tv-brasileira-1281731132320_1024x768Casado com Berenice de Carvalho Batella Ribeiro, o escritor deixa quatro filhos, entre eles Bento Ribeiro, ator e ex-VJ da MTV. “Obrigado a todos pelas mensagens. Tchau, meu pai. Foi cedo, vai fazer muita falta”, escreveu Bento Ribeiro no Twitter, na manhã desta sexta (18).

Imortal da Academia Brasileira de Letras, Ubaldo era o sétimo ocupante da cadeira número 34, sendo eleito em 7 de outubro de 1993, no lugar de Carlos Castello Branco.

Biografia
João Ubaldo Ribeiro nasceu em Itaparica, na Bahia, no dia 23 de janeiro de 1941. Trabalhou como repórter no Jornal da Bahia e como editor chefe na Tribuna da Bahia. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, o escritor não chegou a exercer a advocacia. Era também pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade da Califórnia do Sul (Estados Unidos).

Seu primeiro romance foi publicado em 1963: “Setembro Não Faz Sentido”. Já “Sargento Getúlio”, que recebeu o prêmio Jabuti na categoria Revelação de Autor, foi escrito em 1971. Já “O Sorriso do Lagarto” ganhou as prateleiras do país em 1989 e dois anos depois já estava na tela da Rede Globo. Em 2008 , foi reconhecido com o Prêmio Camões, criado pelos governos de Portugal e Brasil, em 1988.

O velório de João Ubaldo será na Academia Brasileira de Letras, a partir das 10h desta sexta-feira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s