O SONO DA BELEZA

ManSleeping1Dormir e acordar várias vezes durante a noite ou dormir mal, em especial no caso de homens mais velhos, pode reduzir a capacidade cognitiva. Para ser mais claro, a má qualidade do sono tem um efeito similar ao de cinco anos a mais de idade, diz um novo estudo, feito pelo departamento de pesquisas do Centro Médico da Califórnia Pacific, nos Estados Unidos.

Terri Blackwell, um dos pesquisadores, coletou os dados de 2.822 homens cuja idade média era de 76 anos. Por cinco noites, os participantes usaram um dispositivo no pulso enquanto dormiam que fornecia, para os estudiosos, os dados sobre a qualidade do sono. Durante o dia, este aparelho media a capacidade cognitiva desses indivíduos, e os dados eram cruzados.

Os pesquisadores descobriram que o sono de má qualidade ou fragmentado aumenta em 40% a 50% as chances de uma perda significativa em capacidades essenciais no dia a dia. Fazer planos, tomar decisões, corrigir erros, resolver problemas, pensar abstratamente, todas essas são atitudes foram prejudicadas em homens que não dormiram bem.

Dormir bem, inclusive, é mais importante do que dormir muito. “Foi a qualidade do sono que mudou a capacidade cognitiva neste estudo, não a quantidade”, concluiu Blackwell.

Dormir mais no final de semana não compensa sono perdido nos outros dias

Durante a semana, nossa exaustiva rotina muitas vezes nos obriga a dormir tarde e acordar cedo. Atualmente, virou um luxo dormir oito horas por dia. No entanto, no final de semana, o despertador e os compromissos pela manhã são descartados já na sexta-feira. Mas será que dormir mais durante dois dias compensa as horas perdidas nos outros cinco? Bem, um estudo da Universidade do Estado da Pensilvânia (Penn State) acaba de mostrar que não.

 Os pesquisadores analisaram 30 homens saudáveis, com três padrões de sono, durante 13 noites. Nas primeiras quatro, os voluntários dormiram por oito horas. Nos outros seis dias, descansaram por seis horas; e nos últimos três, foram dez horas de pestanas fechadas. Em todos os ciclos, eles eram submetidos a testes hormonais, além de capacidade de concentração e realização de tarefas.

 No período em que dormiram dez horas, os indivíduos apresentaram menor nível de estresse, mas a atenção e capacidade motora são as mesmas de quem descansou apenas seis horas. Por isso, é bom pensar em outra desculpa para não ir à academia no sábado de manhã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s