TUDO AZUL EM NOVEMBRO

Fabio Pozzebom/ABr

Fabio Pozzebom/ABr

Encerrada a campanha oficial do Outubro Rosa pela conscientização da prevenção ao câncer de mama, agora entra em cena o Novembro Azul, a campanha de combate ao câncer de próstata. Desde a noite de ontem até o fim do mês, monumentos do Distrito Federal ganharão uma iluminação especial em nome da saúde dos homens. A ideia é chamar a atenção do público masculino para as causas da doença, que pode ter cura se tratada logo no início.

O câncer de próstata é a segunda causa mais comum de morte por câncer em homens no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Dados divulgados pela Secretaria de Saúde revelam que o DF registrou 800 casos de pacientes com câncer de próstata, tratados na rede pública em 2012, sendo que 128 morreram. No Brasil, 55 mil novos casos da doença surgem a cada ano. Existem 748 mil homens no DF na faixa etária de 20 a 50 anos, o que representa 28,27%da população total, segundo dados do IBGE de 2012. Essa é a faixa etária da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem, que tem como objetivo reduzir a taxa de mortalidade dessa população. “Trabalhamos para reverter o atual quadro de pouca procura por parte dos homens aos serviços de saúde”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

Iluminação azul no Congresso Nacional

Por isso, além da luz azulada projetada nas edificações, até o fim do mês a campanha promoverá eventos na cidade em ações de conscientização sobre os cuidados do sexo masculino como corpo de um modo geral. Pesquisa recente divulgada pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, em São Paulo, aponta que 60% dos homens só vão ao médico já com a enfermidade avançada, muitas vezes quando necessitam de intervenção cirúrgica para tratá-las.

Para especialistas, é recomendável que os rapazes já comecem a fazer os exames periódicos, anualmente, a partir dos 18 anos. Mas, para isso, é preciso vencer os medos e os tabus. Ao longo do mês, vamos falar aqui um pouco sobre esses mitos e algumas verdades sobre a saúde masculina. Aguardem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s