O SUPER HOMEM DE PLÁSTICO

CapaGrande sucesso atualmente nos cinemas de todo o mundo, o filme “Homem de Aço” trouxe de volta à tona o mito do Superman. Para dar vida a esta versão do homem mais forte do mundo, o escolhido foi o ator Henry Cavill, que tem feito muito sucesso nos bastidores pelo seu corpo de contornos invejáveis. Para chegar a esse físico excepcional, o britânico de 28 anos passou por uma rotina puxada de treinos e alimentação pra lá de balanceada. Mas nem todo homem tem essa disciplina e disposição. Daí o jeito é recorrer ao procedimento cirúrgico estético.

A Associação Internacional de Cirurgia Plástica revelou, em levantamento, que 35% das cirurgias plásticas estéticas realizadas em 2011 no mundo foram em pacientes masculinos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), os homens já são 20% do total de pessoas que recorrem a esse tipo de procedimento no Brasil. E os brasilienses são os que mais fazem cirurgias plásticas estéticas no país: no Distrito Federal, para cada duas mulheres, um homem faz o procedimento, número superior em relação aos demais estados brasileiros. A lipoaspiração e a lipoescultura estão no topo da lista de procura, além dos tratamentos cirúrgicos para reduzir a calvície e retoques corretivos em áreas como orelhas, nariz e queixo. Mas o rol de procedimentos estéticos que tem atraído o público masculino às clínicas vai bem mais além. Até mesmo do que muita gente imagina.

Barba, cabelo e bigode

1BarbaCom o retorno à moda dos homens de barba – usada pelo ator Henry Cavill no início do filme e também fora dos sets -, muitos imberbes buscam implantes de pelos no rosto – alguns fazem implante apenas no bigode. Mas não para por aí: também aumentou a procura por cirurgias de implante de pelos no peito. O procedimento nos dois casos funciona exatamente como o dos carecas que fazem implantes na cabeça: transplanta-se folículos de cabelos saudáveis de outra parte do corpo como forma de aumentar a densidade da área receptora, possibilitando o crescimento do cabelo de forma natural.

Peito de aço

3peitodeacoOutra parte do corpo masculino também vem ganhando novos formatos com o uso de próteses é o peitoral. Com preguiça de malhar até conseguir o resultado desejado, tem muito homem procurando os médicos para fazer implante nos peitos. Na outra ponta, assim como as mulheres, alguns sofrem com problemas nas mamas, correndo o risco até de contrair um câncer. Muitos sofrem de ginecomastia, uma neoplasia benigna ou maligna que leva ao crescimento das mamas nos homens. Por isso, eles fazem cirurgias de redução.

Também já não existe só a opção de se matar na academia para conseguir uma barriga do tipo tanquinho. Uma cirurgia parecida com a lipoaspiração remove gordura entre os músculos abdominais, dando a ilusão do visual tão desejado pelos homens narcisistas.

Cueca preenchida

4BumbumsuperVale tudo para exibir os mesmos atributos que Henry Cavill deixou bem em evidência no uniforme de Superman – tanto indo quanto vindo. Preferência nacional, o bumbum redondinho também faz a cabeça do homem moderno. Muitos estão recorrendo à cirurgia plástica para encontrar uma solução para a falta de bumbum. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica Estética, os homens representaram 6,2% do total de procedimentos para as nádegas em 2012; em 1997, o número era de 2,2%. Com o envelhecimento, os homens tendem a perder gordura em suas nádegas, enquanto a acumulam na região do estômago e peito. A única maneira de fazer esse preenchimento é fazer uma lipoaspiração no abdômen e injetar os indesejados “pneuzinhos” no traseiro. A gordura retirada, em muitos casos, dá mais resultado que o agachamento na academia ou as cuecas com enchimento posterior. Alguns são menos radicais e preferem fugir ao natural, colocando implantes.

A cirurgia de aumento no pênis também é bem mais comum do que se imagina. E pode ser feita por meio de injeção de gordura ou de implante de uma prótese. Algumas propagandas garantem acréscimo de quatro centímetros, no mínimo. E não é o só o “amigão” que pode ficar mais volumoso: o saco escrotal também pode ganhar novos contornos graças ao implante de próteses em forma de bolinhas. E a região também pode passar por um processo de rejuvenescimento. O lifting escrotal existe e há muitas pessoas que já se submeteram a intervenção, principalmente homens com mais de 50 anos, quando acontece uma diminuição escrotal e uma queda evidente dos testículos que ocasionam um aspecto flácido da zona.

Último grito

5gritoDesenvolvido para ajudar mulheres que fazem cirurgia de troca de sexo a se adequarem à sua nova realidade, o procedimento para engrossar a voz também tem sido literalmente o último grito da moda para homens que querem modificar sua voz original quando ela é muito fina, passando longe de um digno super-homem. A operação envolve injetar gordura nas cordas vocais, já que, pela lógica, vozes mais grossas são produzidas por cordas também de maior espessura.

Riscos da cirurgia plástica

A cirurgia plástica com objetivos estéticos envolve todos os riscos de qualquer outra intervenção cirúrgica e pode causar reações adversas à anestesia ou aos medicamentos. O paciente deve estar ciente de que podem acontecer resultados insatisfatórios e é preciso se certificar se o médico tem experiência comprovada e registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: ele deve ter, obrigatoriamente, pelo menos dois anos de formação em cirurgia geral e um ano em cirurgia plástica. Afinal, nem Henry Cavill nem ninguém é imortal fora do cinema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s