REFLEXO FITNESS – CORRIDA OU PEDALADAS

REFLEXO FITNESSÉ bem verdade, como disseram, que essa discussão vem de tempos, comparando uma atividade e outra, que existem estudos comprovando os benefícios de uma atividade e outra, inclusive da alternância entre as modalidades. Tratam-se de aulas aeróbias, assim como o jump, a corda, o boxe e até a própria local, mas todos com as suas particularidades e qualidades sendo trabalhadas, tendo os resultados esperados, em que cada uma precisa ser orientada conforme suas características. Logo, por que comparar e dizer que uma é melhor que a outra, que uma faz mais efeito que a outra, quando na verdade elas se completam?

Concordo que a atividade que funciona pra você é aquela que você faz, que gera prazer, que é o seu perfil de personalidade. Porque atividade física é estilo de vida e cada um sabe o que é melhor para si e o que traz mais prazer! Por isso, resolvi abordar sobre comparações de atividades, não na intenção de dizer que uma é melhor que a outra ou “puxar sardinha” para a minha especialização, que é a corrida outdoor e indoor, mas para confirmar que tudo que você decidir fazer, deve observar que há coisas a serem feitas, relativas a treinamento que são específicas da modalidade.

Para entender melhor por que se fazem diferentes, embora ambas sejam atividades aeróbias, falemos sobre o Princípio da Especificidade, que diz que os efeitos da sobrecarga são específicos ao tipo de sobrecarga. Isso quer dizer que, para adaptações musculares, articulares, desenvolvimento motor e melhora do sistema de energia, deve-se estimular seu corpo com o próprio exercício da modalidade esportiva escolhida. Por exemplo: para desenvolver o máximo de condicionamento físico na corrida,o treinamento deve ser feito de acordo com as características dela.PEDALANDO

Vale ressaltar que, durante toda minha vida profissional, eu sempre escutei coisas abordando negativamente a corrida, em todas as academia que passei, por professores e alunos, leigos e estudados! E chega uma hora que as mesmas burrices repetidas começam a virar verdades, de tanto que se usa como artifício para concorrência negativa. O mais importante saber é que a bike ou a corrida, ambas devem ser levadas a sério, com vestimentas adequadas, seja outdoor ou indoor, pois é muito comum perceber lesões por falta de suporte de segurança e de vestimenta. Ao se encarar um treinamento de bike ou corrida, devemos ter em mente que o desequilíbrio muscular, vigente no início de cada atividade nova, é o principal motivo para se buscar a musculação e com isso reforçar todo corpo, dando suporte total ao que irá desenvolver.

CORRENDOO que devemos fazer é respeitar a vontade e aproveitar o prazer dos alunos, fazer com que possam usufruir de todas as modalidades aeróbias da academia, sem medo, com responsabilidade, orientação e a evolução necessária para se evitar qualquer problema. O que deveria acontecer prioritariamente é o professor da musculação periodizar o treinamento do aluno, indicar a sua aula de preferência, estimular a busca de novos desafios (modalidades) e companhar sua evolução.

Encontre uma academia com bons profissionais e divirta-se!

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