REFLEXO FITNESS – FIM DE ANO

REFLEXO FITNESS

Final de ano: suas festas, seus banquetes e seus princípios…

Uma pequena parcela de nós passa um ano inteiro em intensa dedicação; uma outra parte busca fazer isso somente perto do verão; a grande maioria, entretanto, nada faz. Ativos ou não, o importante é saber que, chegando o fim de ano, vem junto uma preocupação a mais com as comemorações e com o “peru de Natal”, pois é um momento em que todos saem de suas rotinas alimentares e de treinamento, regado sempre a muita bebida e sobremesa.

COMENDOÉ preciso ter força e disciplina para manter os resultados conquistados durante o ano. Mas é preciso também reconhecer o esforço dos “atletas de temporada de verão”, que buscam em pouco tempo os resultados que, às vezes, se fazem difíceis até mesmo para quem se dedica da forma correta, com continuidade.

O corpo humano é um conjunto complexo e, ao mesmo tempo, muito previsível. Ele trabalha conforme os estímulos externos que tem. Para um bom resultado nos treinos físicos, todos sabemos que organização e planejamento dos treinamentos são necessários, assim como muita força de vontade e disciplina. Entender cada período e objetivo de cada fase do treinamento é vital para conseguirmos alcançar novos objetivos.

ceia de Natal

A partir de agora, falaremos, em nossos encontros, sobre princípios de treinamento e, em cada um deles, associar ao que vivenciamos. São sete os princípios: da Especificidade; da Adaptação; da Sobrecarga; da Progressão; da Reversibilidade; da Variabilidade; e da Individualidade Biológica. Cabe ressaltar, nesse período de festas, viagens e fugas de rotina, o Princípio da Reversibilidade, que nada mais é que: quando há interrupção dos treinos, quando o corpo volta ao estado de condicionamento pré-treino, esse é o princípio do treinamento mais cruel, pois, se faltar estímulo, você perde condicionamento rapidamente. Quanto mais treinado o indivíduo, maior é a perda pela falta de uso. O corpo humano procura a maneira mais fácil e que gaste menos energia para se mante.

CORRENDOPortanto, se o objetivo é passar o final do ano mantendo os resultados, passar as férias com a mesma forma física ou ainda, não ganhar os indesejáveis quilos tão fáceis de conquistar, programe-se! Escolha, assim, manter a periodicidade dos seus treinos. Você pode até diminuir a intensidade um pouquinho, mas não pare completamente. Mantenha a sua rotina alimentar e, em dias de festas e comemorações, deixe apenas para a ceia o momento de extrapolar. Ou seja, durante todo o dia e no dia seguinte à ceia, retome piamente a sua rotina alimentar. Se for viajar e acha que não consegue manter o ritmo de treino na musculação ou modalidade preferida, programe corridas diárias de 30 a 45 minutos em ritmo leve a moderado, buscando um equilíbrio em seus batimentos cardíacos, próximos de 75% de sua frequência cardíaca máxima, ou, se não tiver esses dados, busque a sua percepção de esforço, notada em equilíbrio, sem ficar ofegante.

É possível que você mantenha a sua vida esportiva e saudável, com a tentação gastronômica das festas de final de ano. Tenha apenas a consciência que somos produto direto de nossos atos e resultado imediato daquilo que fazermos ou deixamos de fazer.

Boas festas, bom apetite e boa forma!

#Allan Lucena é profissional de Educação Física e atua na Academia Unique Family Club em Brasília-DF 

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4 comentários sobre “REFLEXO FITNESS – FIM DE ANO

  1. Allan, mais uma proposta em que você está dando show. Adorei a matéria, seus textos como sempre muito bem escritos.

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